Contatores Elétricos
- Postado por Daniel Brito
- Categorias Dispositivos Elétricos
- Comentários 0 comentário
Contatores elétricos
O que são, e como funcionam?
São dispositivos eletromagnéticos destinados a permitir e restringir a passagem de corrente elétrica num determinado circuito. Os contatores elétricos são simplesmente relés, porém bem mais poderosos, pois suportam potências mais elevadas.
Imagine o interruptor que liga a lâmpada da sua casa. Para que a lâmpada ligue, você tem que apertar o interruptor manualmente, fazendo com que, através do contato elétrico presente no interruptor, libere a passagem de corrente elétrica até a sua lâmpada.
Os contatores elétricos funcionam quase da mesma forma, a única diferença se dá, pelo método de ativação desses dispositivos, pois o interruptor é ativado manualmente, já os contatores elétricos são ativados eletricamente. Eles possuem uma bonina elétrica que gera um campo magnético quando alimentada pela energia elétrica. Quando a energia elétrica chega até essa bobina, ela gera esse campo magnético fazendo com quê atraia o suporte, onde os contatos são fixados, fazendo com que abram ou fechem, ou seja, permitam a passagem de energia elétrica ou restrinjam, consequentemente, ligando ou desligando o aparelho conectado a ele.
Tipos de contatores elétricos
Existem dois tipos de contatores elétricos, os Contatores de potência, também conhecidos como, Contatores de força e os Contatores auxiliares.
Contatores de potência / Contatores de força
Como o próprio nome diz, esse contatores são fabricados para trabalhar com potências mais elevadas, normalmente são utilizados em circuitos de força em diagrama elétrico.
Características:
- Possuem 3 contatos de potência NA (normalmente aberto) com nomenclaturas de entrada L1, L2, L3 e saídas com nomenclaturas T1, T2, T3;
- Alguns vêm com 1 contato auxiliar interno NA;
- Possuem encaixes para acoplamento de contatos auxiliares externos.
Contatores auxiliares
Diferente dos contatores de potência, os contatores auxiliares são destinados a menores potências, são na maioria das vezes utilizados em circuitos de comando, em diagramas elétricos.
Características:
- Não possuem os 3 contatos de potência com nomenclaturas de entrada L1, L2, L3 e saídas com nomenclaturas T1, T2, T3;
- Na maioria das vezes têm 4 contatos internos. Esses variam entre NA (normalmente aberto), e NF (normalmente fechado);
- Possuem encaixes para acoplamento de contatos auxiliares externos.
- Não tem um padrão entre quantidades de contatos abertos e fechados, isso depende do fabricante e modelo do contator.
Categorias de emprego, segundo IEC 60947-4-1
As categorias de emprego para contatores em corrente alternada, definem os valores de corrente que o contator deve estabelecer ou interromper, seguindo os seguintes critérios:
- Natureza do equipamento a ser controlado: Motor de gaiola ou de anéis, resistências.
- As condições nas quais se efetuam os fechamentos e aberturas: Motor em regime ou bloqueado ou em partida, inversão do sentido de rotação, frenagem por contra corrente.
AC1: Aplica-se a todos os aparelhos de utilização em corrente alternada (receptores), cujo fator de potência é no mínimo igual a 0,95 (coseno-phi maior e igual a 0,95). A interrupção torna-se fácil.
AC2: Refere-se partida e desligamentos, frenagem por contracorrente e partida por impulsos em motores de anéis.
No fechamento o contator estabelece a corrente de partida próximo de 2,5 vezes a corrente nominal do motor. Na abertura, deverá interromper a corrente de partida com uma tensão no mínimo igual à tensão da rede. A interrupção é mais severa.
AC3: é relativa aos motores de gaiola cujo desligamento é efetuado com o motor em regime. No fechamento o contator estabelece a corrente de partida que é de 5 a 7 vezes a corrente nominal do motor. Na abertura, o contator interrompe a corrente nominal absorvida pelo motor, e neste momento, a tensão nos bornes de seus pólos é da ordem de 20% da tensão da rede. A interrupção torna-se fácil.
Exemplos de utilização: todos os motores de gaiola normais, elevadores, escadas rolantes, correias transportadoras, elevadores de canecas, compressores, bombas, misturadores, condicionadores de ar, etc.
AC4: Manobras pesadas, acionar motores a plena carga, comando intermitente inversão. Trata-se de partidas com frenagem por contracorrente e à partida por impulsos em motores de gaiola ou de anéis.
O contator fecha com uma intensidade que pode atingir 5 e até 7 vezes a corrente nominal do motor. Na abertura o contator interrompe esta mesma corrente, sob uma tensão tanto maior quanto menor for a velocidade do motor. Esta tensão pode ser igual à da rede. A interrupção é bastante severa.
Exemplos de utilização: máquinas de impressão, trefila, pontes rolantes, tornos, etc.”
Deu pra ter uma noção da importância desse dispositivo?
“Espero que tenha ajudado a esclarecer sua dúvida!”
Deixe um comentário ou uma sugestão abaixo!
Nos siga nas redes sociais para receber conteúdos relacionados!
Daniel Brito, 29 anos, Eletrotécnico e criador do portal Eletrotreino, com mais de 10 anos de experiência nas áreas elétrica e mecânica, atuou em grandes industrias, desde a manutenção e instalação de máquinas e sistemas elétricos, até o desenvolvimento e aperfeiçoamento de projetos elétricos.
Como autônomo, desenvolveu projetos de comandos elétricos e automação para seus clientes, desde a criação do projeto até a instalação e entrega. Apaixonado por automação, tem o prazer de unir diferentes dispositivos em função de um mesmo objetivo!
Você também pode gostar
Fusíveis
Fusíveis O que são e como funcionam? São dispositivos destinados a proteção de circuitos e equipamentos elétricos e são fabricados em diversas formas, modelos e classes. Funcionamento Seu funcionamento se dá, por conta de …
Botão de Emergência
Botão de Emergência O que é, e para que serve? O botão de emergência, como próprio nome diz, serve para fazer o desligamento de circuitos em situação de risco ou necessidade de parada imediata do equipamento acionado …
Relé de Falta e Monitoramento de fases
Relés Falta de Fase O que são, e como funcionam? São dispositivos eletrônicos destinados a proteção de equipamentos elétricos trifásicos, na maioria das vezes são utilizados para proteção de motores elétricos trifásicos. Seu funcionamento se dá através …