Fusíveis
- Postado por Daniel Brito
- Categorias Dispositivos Elétricos
- Comentários 0 comentário
Fusíveis
O que são e como funcionam?
São dispositivos destinados a proteção de circuitos e equipamentos elétricos e são fabricados em diversas formas, modelos e classes.
Funcionamento
Seu funcionamento se dá, por conta de um condutor de pequena seção transversal, que sofre devido a sua alta resistência, um aquecimento maior que os outros condutores do sistema ao qual pertence, esse condutor de pequena seção é conhecido por (Elemento fusível ou Elo fusível).
O Elemento fusível é um fio ou uma lâmina, geralmente de cobre, prata, estanho, chumbo ou liga metálica, colocado no interior de um corpo, em geral de porcelana, vidro ou esteatita. Em alguns modelos encontra-se presente no interior, uma espécie de areia tratada (areia de quartzo), que tem a função de agir como extintor. Quando o fusível se rompe, a areia tem a função de conter o arco elétrico que é gerado e também evitar a explosão do mesmo.
Alguns modelos possuem um indicador que permite verificar se o mesmo já atuou ou não, nos modelos com corpo de vidro não é preciso o uso desse mecanismo, pois é possível ver o elemento através do próprio corpo.
Classificação
Podem ser classificados em diversos critérios, dos quais veremos a seguir:
- Tensão de alimentação: alta tensão ou baixa tensão.
- Características de interrupção: ultra-rápido ou retardado.
Os fusíveis fabricados para proteção de circuitos de motores, são da classe funcional (gL), indicando que são fusíveis com função de proteção geral. A característica de interrupção desses fusíveis é de efeito retardado (gG), pois os motores (cargas indutivas) no instante de partida solicita uma corrente diversas vezes superior a nominal e que deve ser tolerada. Caso fossem utilizados fusíveis com características de interrupção ultra-rápido, estes não suportariam a corrente de partida do motor e fundiriam, o que não estaria de acordo com a função do fusível, pois a corrente de partida não representa nenhuma condição anormal.
Descrição de uso
Abaixo temos a tabela com as categorias de emprego:
- gL / gG – Fusíveis retardados – proteção de uso geral: Fusíveis NH, Diazed, Neozed, Cilíndricos.
- gM / aM – – Fusíveis retardados – proteção de motores: : Fusíveis NH, Diazed, Neozed, Cilíndricos.
- aR – Fusíveis ultra-rápidos – proteção parcial de semicondutores: Fusíveis Sitor.
- gR – Fusíveis combinados – proteção de uso geral e de circuitos com semicondutores: Fusíveis Sitor.
Deu pra ter uma noção da importância desse dispositivo?
“Espero que tenha ajudado a esclarecer sua dúvida!”
Deixe um comentário ou uma sugestão abaixo!
Nos siga nas redes sociais para receber conteúdos relacionados!
Daniel Brito, 29 anos, Eletrotécnico e criador do portal Eletrotreino, com mais de 10 anos de experiência nas áreas elétrica e mecânica, atuou em grandes industrias, desde a manutenção e instalação de máquinas e sistemas elétricos, até o desenvolvimento e aperfeiçoamento de projetos elétricos.
Como autônomo, desenvolveu projetos de comandos elétricos e automação para seus clientes, desde a criação do projeto até a instalação e entrega. Apaixonado por automação, tem o prazer de unir diferentes dispositivos em função de um mesmo objetivo!
Próximo post
CADe SIMU, software de criação e simulação de diagramas elétricos
Você também pode gostar
Botão de Emergência
Botão de Emergência O que é, e para que serve? O botão de emergência, como próprio nome diz, serve para fazer o desligamento de circuitos em situação de risco ou necessidade de parada imediata do equipamento acionado …
Relé de Falta e Monitoramento de fases
Relés Falta de Fase O que são, e como funcionam? São dispositivos eletrônicos destinados a proteção de equipamentos elétricos trifásicos, na maioria das vezes são utilizados para proteção de motores elétricos trifásicos. Seu funcionamento se dá através …
Relé de Sobrecarga
Relés de Sobrecarga O que são, e como funcionam? Também conhecido por Relé Térmico, estes dispositivos são destinados a proteção de motores elétricos contra sobre corrente e são fabricados para trabalhar acoplados em contatores elétricos. Seu funcionamento …