Relé de Sobrecarga
- Postado por Daniel Brito
- Categorias Dispositivos Elétricos
- Comentários 0 comentário
Relés de Sobrecarga
O que são, e como funcionam?
Também conhecido por Relé Térmico, estes dispositivos são destinados a proteção de motores elétricos contra sobre corrente e são fabricados para trabalhar acoplados em contatores elétricos.
Seu funcionamento se dá pelo fato de possuir internamente uma haste bimetálica (composta de dois metais diferentes), que exposta a uma determinada temperatura tende a curvar-se, fazendo com quê a passagem de corrente elétrica seja interrompida, protegendo assim o motor elétrico. Essa temperatura a qual foi citado, se tem devido a sobrecarga sofrida pelo motor elétrico, que é consequência de um problema mecânico ou elétrico.
Quando a corrente elétrica é elevada acima da corrente nominal do equipamento (corrente normal de funcionamento), o mesmo tende a aquecer gradualmente, pois está com mal funcionamento, então o relé térmico absorve essa informação através da haste bimetálica, que como vimos anteriormente, é responsável pelo arme e desarme do Relé de Sobrecarga.
Características
- Possuem um botão giratório onde se pode regular o valor da corrente elétrica de proteção, de acordo com a corrente elétrica de funcionamento (corrente nominal) do disposto a qual irá proteger.
- Possuem também um botão de arme e desarme, utilizado para armar a proteção manualmente quando a mesma estiver desarmada ou desarmar manualmente quando estiver armado. Esse mesmo botão ainda pode ser configurado para armar e desarmar automaticamente. No caso do arme e desarme automático, o mesmo será controlado pela a haste bimetálica. Como vimos anteriormente a haste se curva quando exposto a uma determinada temperatura, fazendo com que desligue o sistema, dessa forma fazendo com que o motor pare de funcionar e volte à temperatura ambiente juntamente com haste bimetálica, que volta a sua forma normal, “ereta”, dessa forma armando a proteção novamente.
Classe de disparo, Proteção Térmica
Chama-se classe de disparo, o tempo que demora, medido em segundos, para disparar um relé de sobrecarga, pelo qual circula uma corrente 7,2 vezes maior que o valor ajustado.

Casse 10, significa que a proteção térmica demorará até 10 segundos para ser ativada com uma corrente de rotor bloqueado, ou seja, permite que o motor demore até 10s para dar partida. Dessa forma entende-se que, quanto mais alta for a classe de disparo, mais demorado é o tempo de atuação da proteção térmica.
Deu pra ter uma noção da importância desse dispositivo?
“Espero que tenha ajudado a esclarecer sua dúvida!”
Deixe um comentário ou uma sugestão abaixo!
Nos siga nas redes sociais para receber conteúdos relacionados!
Daniel Brito, 29 anos, Eletrotécnico e criador do portal Eletrotreino, com mais de 10 anos de experiência nas áreas elétrica e mecânica, atuou em grandes industrias, desde a manutenção e instalação de máquinas e sistemas elétricos, até o desenvolvimento e aperfeiçoamento de projetos elétricos.
Como autônomo, desenvolveu projetos de comandos elétricos e automação para seus clientes, desde a criação do projeto até a instalação e entrega. Apaixonado por automação, tem o prazer de unir diferentes dispositivos em função de um mesmo objetivo!
Você também pode gostar
Fusíveis
Fusíveis O que são e como funcionam? São dispositivos destinados a proteção de circuitos e equipamentos elétricos e são fabricados em diversas formas, modelos e classes. Funcionamento Seu funcionamento se dá, por conta de …
Botão de Emergência
Botão de Emergência O que é, e para que serve? O botão de emergência, como próprio nome diz, serve para fazer o desligamento de circuitos em situação de risco ou necessidade de parada imediata do equipamento acionado …
Relé de Falta e Monitoramento de fases
Relés Falta de Fase O que são, e como funcionam? São dispositivos eletrônicos destinados a proteção de equipamentos elétricos trifásicos, na maioria das vezes são utilizados para proteção de motores elétricos trifásicos. Seu funcionamento se dá através …